10ª JORNADA INTERNACIONAL DE PSICANÁLISE - 2019: O TEMPO


O tempo é o tecido da nossa vida, é esse minuto que está passando” - Antonio Cândido.


A 10ª Jornada Internacional de Psicanálise traz este ano como tema central do encontro O Tempo. Durante dois dias, análises e/ou reflexões serão apresentadas por psicanalistas e profissionais de várias áreas relacionadas ao tema proposto.

A Jornada de Psicanálise, um encontro anual que acontece desde 2010, tem como objetivo promover uma rica troca de saberes entre palestrantes e a platéia. Neste nona edição, participam das mesas psicanalistas, jornalistas, professores, educadores, médicos, músicos, pesquisadores.

Estão previstas apresentações e intervenções artísticas durante os dois dias de evento. O Tempo estará presente em "A insistência do mito. O quê nos leva a viver a compulsão à repetição historiográfica da Idade das Trevas." Também será ponto nodal das palestras "O discurso no tempo; o tempo no discurso - história, sujeito, significação”; “Que Tempos são Esses?”.

O Tempo será discutido nas apresentações sobre tempo e literatura a partir de um conto de Guimarães Rosa, na discussão sobre o filme “Julieta”, do diretor Pedro Almodóvar e também no uso de figuras, emojis, gifs em conversas virtuais.

Esses e outros temas estarão nas palestras que acontecerão nos dias 25 e 26 de outubro na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).

A Jornada é uma iniciativa da Associação Etcétera e Tal, criada pelo psicanalista Arnaldo Domínguez de Oliveira há 9 anos. Constituída em 1991, a associação Etcétera e Tal Psicanálise & Sociedade atua de forma multi e interdisciplinar, contando, entre seus mantenedores e voluntários, com profissionais de diversas áreas, como a medicina, a antropologia, o jornalismo, a educação e a psicologia. É uma entidade civil sem fins lucrativos que objetiva estudar fatores de exclusão social e agir pela prevalência dos Direitos Humanos. No início, propunha a luta pela livre orientação sexual e pelo engajamento social de pessoas discriminadas, contribuindo e apoiando diversas organizações, além de desenvolver pesquisas e projetos sobre a sexualidade humana. Aos poucos, sua atividade foi se ramificando para distintos segmentos da sociedade, obtendo maior abrangência em termos de atuação. A primeira Jornada de Psicanálise ocorreu em 2010.

As inscrições para a Jornada de Psicanálise são gratuitas e podem ser feitas através de formulário do Google. 
Para se inscrever na jornada gratuitamente, clique aqui

Serviço

10ª Jornada Internacional de Psicanálise – Tempo
Dias 25 e 26 de outubro, na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)
Universidade de São Paulo
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443


Comentários

Postagens mais visitadas