PROGRAMAÇÃO COMPLETA da 8ª Jornada Internacional de Psicanálise 2017 – O lugar do outro | Dias 9, 10 e 11 de junho


Veja abaixo a programação completa de nossa jornada (atualizada em 08/06). Ela acontecerá em duas cidades diferentes ao longo de três dias: no primeiro dia, em Sampa; nos demais dias, em Sorocaba. Faça sua inscrição gratuita aqui: https://goo.gl/KuJL68



Edição ECA-USP
09/06

Auditório Paulo Emílio, 2o. andar
Prédio Central ECA-USP
Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária - Butantã
São Paulo
Brasil

PRIMEIRO DIA
9 de Junho de 2017
13h00 - 13h15
Abertura da 8ª Jornada Internacional de Psicanálise 2017: O lugar do outro
Arnaldo Domínguez de Oliveira e Ricardo Alexino

13h15 - 13h30
"Diversidade e Direitos Humanos em palavras: o programa radiofônico. Diversidade em Ciência da Rádio USP - FM"
Ricardo Alexino - Jornalista; professor associado (livre-docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP); é diretor, produtor e apresentador do programa radiofônico “Diversidade em Ciência”, veiculado na Rádio USP-FM; é membro da Comissão de Direitos Humanos da USP; foi presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da ECA-USP, de 2012 a 2017.

13h30 - 14h00
“Meu filho tem a Síndrome de Down. E daí? Não é problema dele quem continuar a enxergar o Outro, isolado em guetos identitários”
Representantes do Núcleo Morungaba - Por meio das artes como música, dança, poesia, artes visuais, além de ações de convivência, sempre pautado no respeito às diferenças, o Núcleo Morungaba busca a valorização e o desenvolvimento dos indivíduos. Desde 1989, quando foi fundado, o Morungaba vem realizando diversos programas para pessoas de várias idades e realidades sociais, incluindo participantes com deficiência, em situação de acolhimento e indígenas.

14h00 - 14h15
"Encontros e desencontros do Multiverso do Amor"
Silvia Marina M. P. Melo e Paiva - Psicóloga, psicanalista, supervisora clínica, analista institucional com formação e experiência em Psicossomática Psicanalítica e especificidades da clínica com dependentes químicos. É também docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.

Intervalo para café - 14h15 - 14h30

14h30 - 14h45

"Afinal, de que lugar o analista escuta o outro?"
Yara dos Santos
- Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP) e Psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP).

14h45 - 15h00
"A dissolução do eu e do outro"
Arnaldo Domínguez de Oliveira - Psicanalista, fundador do Projeto Etcétera e Tal
Psicanálise e Sociedade e conselheiro da Biblioteca Popular de Itaquaciara D.Nélida, Itapecerica da Serra (SP).

15h00 - 15h15
"O outro, um lugar
o único, talvez, possível - pequenos apontamentos sobre a poética dos vínculos"
Samuel Malentacchi Marques - Poeta, autor dos livros Poemas Noturnos, Autofagia, Minimáximas, Miscelâminas e O Abismo é um Instante. Psicanalista com formação pelo CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos. Possui especialização em Semiótica Psicanalítica, Clínica da Cultura pela PUC-SP. É pesquisador da obra do psicanalista Sándor Ferenczi.

Intervalo para café - 15h15 - 15h30

15h30 - 16h00

"Pedir la palabra"
Ana Zabala - P
sicanalista de Buenos Aires, Argentina. Graduada na Faculdade de Psicologia, docente titular da disciplina "Estrutura da Personagem" na Escola Nacional de Cinema da Argentina. Colaboradora permanente das Abuelas de Plaza de Mayo desde o início do Centro de Atenção pelo Direito da Identidade. Coautora de varios livros das Abuelas sobre Psicanálise publicados pelas Abuelas de Plaza de Mayo de distribuição livre e gratuita. Pertencente ao corpo docente da UBA na disciplina "Direito à Identidade". Supervisora clínica psicanalítica. Fundadora do Instituto "Tempos Modernos" no Brasil, no ano de 1996. Integrante do projeto "Identidades" em "Memória Coletiva e Inclusão Social" (INCAA), 2017: articulações sobre o filme e debate posterior.

16h00 - 16h15

"O sentido da palavra: conceitos, termos e identidades LGBT"
Gean Gonçalves - Jornalista e mestrando em Comunicação na ECA-USP. Foi repórter em dois veículos de imprensa LGBT (site MixBrasil e revista Junior). Atualmente, atua com pesquisas e projetos sobre gênero, sexualidade e práticas jornalísticas.

16h15 - 16h30
"Migrantes e Refugiados: Alteridades Radicais"
María Liliana Inés Emparan Martins Pereira - Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, Mestre em Psicologia e Educação pela FEUSP, Doutoranda em Psicologia Clínica IPUSP, Coordenadora do Projeto Ponte.

Intervalo para café - 16h30 - 16h45

16h45 - 17h00
"O ativismo judicial e a posição do outro em Totem e Tabu"
Rodrigo D'Orio - Psicanalista com mestrado em Psicanálise pela UK John Kennedy. Advogado, mestre e doutorando em Direito Processual Civil pela PUC/SP, pós-graduado lato sensu em Direito Processual Civil pela PUC /SP, professor em cursos de pós-graduação na mesma matéria.

17h00 - 17h15
"O lugar do outro no espaço educacional"
Ana Karina Barbosa Sampaio - Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: processo de aprendizagem, arte, ensino de leitura, produção de sentido e inferência e letramento digital.

17h15 - 17h30
"Envelhecimento"
Amanda Cristina de Oliveira - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo; graduação em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007) e pós-graduação (Latus sensu) em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2011). Conto com mais de 10 anos de experiência de mercado na área, com ênfase em Comunicação Corporativa e Marketing Digital.

17h30 - 17h45
"A liberdade é um reflexo no espelho"
José Cristiano Mansur Moreira - Licenciado em Filosofia com trabalho de conclusão de curso sobre o pensamento de Raimundo Lúlio. Pós-graduado (Lato Sensu) em Filosofia Antiga e em Teologia Cristã a partir do Judaísmo. Professor de Filosofia no Ensino Médio (Escola Nossa Senhora de Sion, Colégio Domus Sapientiae, Colégio Montessori Santa Terezinha e Colégio Nossa Senhora das Dores). Palestrante em eventos relacionados à Filosofia e Teologia ao nível de pós-graduação Lato Sensu. Participação como debatedor e moderador nos encontros ecumênicos e de diálogo inter-religioso promovidos pelo Centro de Estudos Cristãos da Congregação Nossa Senhora de Sion (SP). Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (IBFCRL).

17h45 - 18h00
Encerramento do primeiro dia
Arnaldo Domínguez de Oliveira


---------------------------------------------

Edição Sorocaba
10 e 11/06
Auditório do Sorocaba Park Hotel
Av. Prof. Joaquim Silva, 205 - Alto da Boa Vista
Sorocaba - São Paulo

SEGUNDO DIA

10 de Junho de 2017

08h30

Recepção e credenciamento

09h00 - 09h15

Abertura INPSI Instituto Nacional de Psicanálise
Andréa Freire jornalistapsicanalista e diretora do INPSI – Instituto Nacional de Psicanálise, em Sorocaba.

09h15 - 10h15
"Relações de Alteridade e o Primeiro Xibolete"
Arnaldo Domínguez de Oliveira, psicanalista e sócio-fundador da Associação Etcétera e Tal – Psicanálise e Sociedade.

10h15 - 11h30

MESA I O Extermínio do outro
  • "Com versa versus Com versão", por Eduardo Rodrigues de Lara, psicanalista, membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, coordena o Núcleo de Fomento à Filosofia (NufoFilô) nesse departamento. Licenciado em Filosofia pela USP, com foco na Estética (Vanguardas artísticas do século XX e Tropicalismo). Atende em consultório particular, é coordenador do Grupalavra (AT e psicanálise) e de grupo de estudos entre a Filosofia e a Psicanálise.
  • "Da liberdade do Outro para a liberdade com o outro", por Eduardo Amaral Lyra Neto, psicanalista formado pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, economista com especialização em Administração de Empresas. Membro do grupo de triagem da Rede de Atendimento do CEP.
  • "Não matarás, nem mesmo a ti mesmo: de Santo Agostinho à baleia azul", por Victor Augusto Bauer, psicólogo, psicanalista, mestre em saúde coletiva pela Faculdade de Medicina da UNESP e professor da graduação de Pedagogia do Instituto Singularidades.
  • "Do ódio ao corpo ao cuidado de si", por Bruno Ottati Marte, sociólogo, professor e psicanalista, docente do Instituto Nacional de Psicanálise - INPSI - Sorocaba - SP, membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Cada mesa será seguida de 15 minutos para que palestrantes e participantes possam dialogar.

11h30 - 11h45 
Intervalo para troca de mesa e café.

11h45 - 12h45
MESA II Entre o lar e o outro
  • "O estrangeiro - um olhar do outro lado", por Victor Gonzales Linares, peruano, graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Paulista, tecnólogo em Administração pelo IPAE (Instituto Peruano de Administração de Empresas).
  • "Migrantes e Refugiados: Alteridades Radicais", por María Liliana Inés Emparan Martins Pereira, psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em Psicologia e Educação pela FEUSP, doutoranda em Psicologia Clínica IPUSP, coordenadora do Projeto Ponte: atendimento psicanalítico para imigrantes e migrantes.
  • "O eu, o outro e o local em que habito", por Bárbara Teixeira Prado de Melo, psicóloga, formada pela FMU, trabalhou em Casas de Saúde Mental e clínica particular. Atualmente, estudante de Design de Interiores.
Cada mesa será seguida de 15 minutos para que palestrantes e participantes possam dialogar.


12h45 - 13h00
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Apresentação do poema "Metade", de Oswaldo Montenegro, intercalado com canções que envolvem o outro referido a cada estrofe, por Pedro Mendonça Paiva, graduando do quinto semestre em Psicologia pela PUC-SP, ator e músico amador.

13h00 - 14h10

ALMOÇO

14h10 - 15h10
MESA III Construção da alteridade na escola
  • "Quem é o outro para o professor?", por Gilcia Maria, pesquisadora no campo da Educação com interesse no tema “A relação professor(a) e aluno(a)”, consultora pedagógica, mestre e doutora em Educação pela PUC/SP, professora da Prefeitura Municipal de São Paulo (SP) em Educação Infantil (componente do grupo de mediação de conflitos), professora nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas na Universidade da cidade de São Paulo em São Paulo (SP).
  • "A Assembleia das Crianças na Biblioteca Dona Nélida", por Adriana Abelhão, coordenadora da Biblioteca Dona Nélida, educadora, jornalista e economista.
  • "O lugar do outro no espaço educacional", por Ana Karina Barbosa Sampaio, graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí e mestrado em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. 
Cada mesa será seguida de 15 minutos para que palestrantes e participantes possam dialogar.

15h15 - 16h30
MESA IV Vozes Outras
  • "A voz e o lugar do outro", por Andrea Chakur, fonoaudióloga, terapeuta em Análise Bioenergética, em formação em Psicanálise.
  • "Visões do outro e conceitos de cultura", por Katya Braghini, professora e pesquisadora do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorada em História da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é pesquisadora do Deutsches Hygiene Museum. Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo.
  • "O outro na fala - a comunicação e seus destinos", por Andrea Freire, psicanalista, jornalista e diretora do INPSI – Instituto Nacional de Psicanálise, em Sorocaba. Especialista em Psicoterapia Breve Operacionalizada (de base psicanalítica) e pós-graduanda em Psicoterapia Psicanalítica, ambas pela UNIP, com a coordenação do psicanalista Ryad Simon.
  • "O eu e o Outro nas redes sociais", Aline C. de Almeida Rodrigues, psicanalista pelo INPSI com cursos de extensão pela UNICAMP: "Freud - A Interpretação dos Sonhos", "Leituras Dirigidas de J. Lacan - Seminário 1" e "Leituras Dirigidas de J. Lacan - Seminários 16 e 17". Membro do LAPSUS Laboratório de Psicopatologia - Sujeito e Singularidade. Atualmente, atua como psicanalista e professora do INPSI. Interessa-se por J. Lacan, síndrome do pânico e novos sintomas.
Cada mesa será seguida de 15 minutos para que palestrantes e participantes possam dialogar.

16h30 - 16h45 
Intervalo para troca de mesa e café.

16h45 - 17h30
MESA V Recortes Clínicos
  • "Cedo ou tarde é bom saber que não sou só eu", por Dirce Maria Desgualdo, psicóloga, psicanalista, especialista no atendimento à infância pelo GePPPI e Centro de Estudos das Relações Mãe-Bebê-Família, coordenadora de grupos de estudos, supervisora e analista institucional.
  • "Tecendo e cosendo no campo subjetivo: alteridade e a escuta do analista", Deomara Cristina Damasceno Garcia, psicóloga clínica e psicanalista, mestre em Educação pela UNICAMP.
Cada mesa será seguida de 15 minutos para que palestrantes e participantes possam dialogar.

Intervalo de 15 min para preparação da Intervenção Artística.

17h45 - 18h15
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
Vanilza Marques - Voz
Fagner - Violão

ENCERRAMENTO DO SEGUNDO DIA

TERCEIRO DIA

11 de Junho de 2017

09h30 - 10h45

MESA VI Alteridade e Psicanálise
  • "O tempo de dentro, tempo do mundo", por Silvia Marina M. P. de Melo e Paiva, psicóloga, psicanalista, supervisora clínica, analista institucional com formação e experiência em Psicossomática Psicanalítica e especificidades da clínica com dependentes químicos. É também docente do Curso de Formação em Psicanálise do CEP.
  • "A constituição do sujeito ou do outro?", por Maria Isabel Oliveira, psicanalista formada pelo CEP Centro de Estudos Psicanalíticos, com pós-graduação em Teoria Psicanalítica pelo COGEA-PUC/SP. Membro da Sociedade Winnicottiana de São Paulo e do Corpo Freudiano.
  • "A liberdade é um reflexo no espelho", por José Cristiano Mansur Moreira, licenciado em Filosofia com trabalho de conclusão de curso sobre o pensamento de Raimundo Lúlio. Pós-graduado (Lato Sensu) em Filosofia Antiga e em Teologia Cristã a partir do Judaísmo, professor de Filosofia no Ensino Médio, palestrante em eventos relacionados à Filosofia e Teologia ao nível de pós-graduação Lato Sensu, debatedor e moderador nos encontros ecumênicos e de diálogo inter-religioso promovidos pelo Centro de Estudos Cristãos da Congregação Nossa Senhora de Sion (SP). Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (IBFCRL).
  • "Des(enlace): Subjetividade e Alteridade", por Patrícia Lopes Martins psicanalista com atuação clínica e diretora do INPSI – Instituto Nacional de Psicanálise, em Sorocaba. Especialista em Teoria Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cada mesa será seguida de 15 minutos para que palestrantes e participantes possam dialogar.

10h45 - 11h00  Intervalo para troca de mesa e café.

11h00 - 12h10
MESA VII O outro é um lugar
  • "Um lugar para o público no discurso palhacesco"Romulo Osthues, jornalista e palhaço, é graduado em Jornalismo pela Unesp (2006), mestre em Divulgação Científica e Cultural (2017) e doutorando em Linguística pela Unicamp. Capacitado em Produção Cultural e Gestão de Empreendimentos Criativos pelo MinC/Senac (2015). Palhaço (de)formado pelo grupo Amigos do Nariz Vermelho (2011) e fundador da companhia de palhaçaria e divulgação cultural circense O Quintal de Fulana e Melão.
  • "El lugar ES del otro", por Ana Zabala, psicanalista de Buenos Aires, Argentina. Graduada na Faculdade de Psicologia, docente titular da disciplina "Estrutura da Personagem" na Escola Nacional de Cinema da Argentina. Colaboradora permanente das Abuelas de Plaza de Mayo desde o início do Centro de Atenção pelo Direito da Identidade. Coautora de varios livros das Abuelas sobre Psicanálise publicados pelas Abuelas de Plaza de Mayo de distribuição livre e gratuita. Pertencente ao corpo docente da UBA na disciplina "Direito à Identidade". Supervisora clínica psicanalítica. Fundadora do Instituto "Tempos Modernos" no Brasil, no ano de 1996. Integrante do projeto "Identidades" em "Memória Coletiva e Inclusão Social" (INCAA), 2017: articulações sobre o filme e debate posterior.
Cada mesa será seguida de 15 minutos para que palestrantes e participantes possam dialogar.

12h10 - 12h30
ENCERRAMENTO DA JORNADA (... ou início da próxima?)
Arnaldo Domínguez de Oliveira


Programação sujeita a alteração. As inscrições são gratuitas. Inscreva-se aqui!

Comentários

  1. Olá, bom dia! Fiz minha inscrição pelo formulário no dia 18 de maio e não recebi email de email. Hoje fiz uma nova inscrição via formulário. Gostaria de saber se agora estou inscrita? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia! Tá tudo certinho! É só aparecer. ;)

      Excluir
    2. Olá, tenho interesse em participar da jornada...ainda consigo fazer minha inscrição?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas