10ª Jornada de psicanálise - O Tempo: programação


DIA 25/10 - SEXTA-FEIRA


[14h - 14h10] Abertura


[14h10 - 15h30] Mesa: tempo e discurso
O discurso no tempo; o tempo no discurso - história, sujeito, significação
Romulo Santana Osthues:  jornalista e palhaço, é graduado em Jornalismo pela Unesp (2006), mestre em Divulgação Científica e Cultural (2017) e doutorando em Linguística pela Unicamp. Capacitado em Produção Cultural e Gestão de Empreendimentos Criativos pelo MinC/Senac (2015). Palhaço (de)formado pelo grupo Amigos do Nariz Vermelho (2011) e fundador da companhia de palhaçaria e divulgação cultural circense O Quintal de Fulana e Melão.
Narrativas mitológicas e narrativas midiáticas e suas transposições no tempo subjetivo
Ricardo Alexino Ferreira: jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e professor associado/livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Dos acordes do tempo ao derreter da ampulheta - da razão dogmática de Santo Agostinho à liquidez em Bauman - o tempo como argamassa da compreensão e do agir
Cristiano Mansur: doutorando em Estudos Medievais (Filosofia, Antropologia e História) pela Universidade Aberta de Lisboa, licenciado em Filosofia com trabalho de conclusão de curso sobre o pensamento de Raimundo Lúlio. Pós-graduado (Lato Sensu) em Filosofia Antiga, em Teologia Cristã a partir do Judaísmo, em Direito Internacional, em Psicopedagogia Institucional e em Docênciano Nível Superior. Membro da Maiêutica Instituição Psicanalítica de Florianópolis, membro do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (IBFCRL), membro da Sociedad Argentina de Estudios Medievales (SAEMED) e membro do Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM).


[15h30 - 15h50] Intervenção artística: O tempo e um corpo em cena
Tahira: dança do ventre.

[16h20 - 17h40] Mesa: o tempo nas produções culturais
Tempo e literatura
Mari Ananias: formada em Letras e mestranda na área de Estudos Literários na USP.
Em quanto tempo se faz uma Drag Queen?
Leandro de Oliveira Silva: psicanalista pelo CEP e em formação permanente pela Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaneano (EPFCL). É cofundador e coidealizador do projeto “Roda(da) Diversidade”. É fotógrafo e criador do projeto ConLocaL, no qual desenvolve um processo artístico extensivo à existência de sua drag queen, a Consuelo, fotografando de maneira ativa, provocativa e comentando a cena artística Drag LGBTQIA+, performática e urbana por meio das imagens que produz.
Perdemos o controle de Deus: de Lacan a Madonna
Francisco Rocha: psicanalista com formação pelo CEP e em formação contínua do Fórum do Campo Lacaniano de SP. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua como médico da família no Sistema Único de Saúde (SUS). Também desenvolve o “Roda (da) Diversidade”, um projeto que promove rodas de conversa sobre psicanálise e vivências LGBTQIA+.

[17h40 - 18h] Intervenção artística: Dança urbana
Frank Ejara: cantor, compositor, dançarino e DJ. Produtor da Mecanismo (selo musical) e fundador dos Discípulos do Ritmo (primeiro grupo de danças urbanas do Brasil).

DIA 26/10 - SÁBADO


[9h30 - 10h30] Mesa: tempo e subjetivação

Psicanálise pública: tempo de deselitizar a escuta
Christiane Ruggiero: pedagoga, psicanalista em consultório particular, psicanalista membro do coletivo de psicanálise pública Oficina Clínica de Psicanálise, sócia/proprietária do espaço de interlocução Espaço Catarse e fundadora/coordenadora do Projeto Elo - Inclusão de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual.
O tempo do Outro: a lógica temporal do suicídio
Victor Bauer: psicólogo, psicanalista e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu). Defendeu sua dissertação sobre o suicídio em 2014 e, atualmente, atua em consultório particular e como professor universitário.


[10h30 - 11h] Intervenção artística: Canções do tempo I
Pedro H. Mendonça: graduando em Psicologia pela PUC-SP, formação teórico prática em acompanhamento terapêutico e colaborador no Instituto Dasein. Ator e músico amador.


[11h30 - 12h50]  Mesa: comunicações contemporâneas

Sem tempo, irmão!
Patrícia Cerqueira: psicanalista, jornalista e contadora de histórias.

Imagem sem tempo, imagem com tempo: do imaginário ao imaginal na contemporaneidade
Pedro H. Mendonça: graduando em Psicologia pela PUC-SP, formação teórico prática em acompanhamento terapêutico e colaborador no Instituto Dasein. Ator e músico amador.

A liquidez do TEMPO nas relações humanas e digitais contemporâneas e os transtornos psiquiátricos: da neurose à depressão
Anny Mesquita:  graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com sanduíche na Universidade da Flórida (EUA). É pós-graduanda em Antroposofia Médica. Atualmente, trabalha em unidades básicas de saúde e hospitais públicos na capital paulista, além de atuar como professora de yoga e massagista.


[12h50 - 13h] Intervenção artística: Cronificada
Clara Vieira de Freitas: concluindo a graduação em Psicologia na PUC-SP. Formação teórica em clínica fenomenológico-hermenêutica pelo Instituto Dasein. Experiência nas áreas clínica e educação. Integrante da comissão organizadora da Semana Acadêmica de Psicologia e Fenomenologia da PUC-SP em 2018 e 2019.


[14h30 - 15h50] Mesa: tempos sombrios
Que tempos são esses?
Roberta Villa: pedagoga, cientista social pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestre em literatura brasileira pela USP. Atua como supervisora escolar na rede municipal de São Paulo. Tem desenvolvido pesquisas na área de Antropologia e Educação.
Esse obscuro sujeito do desejo!
Arnaldo Dominguez de Oliveira: psicanalista de Itapecerica da Serra, São Paulo. Docente no CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos).
Política, autoritarismo e violência: o paradigma do fascismo como elaboração da perversão instrumental de Estado
Wellington Fontes Menezes: doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), bacharel e licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP).

[15h50 - 16h10] Intervenção artística: Canções do tempo II
Mari Ananias: formada em Letras e mestranda na área de Estudos Literários na USP.

[16h40 - 18h] Mesa: identidades e resistências

Identidade e nomes-do-pai
Mariana Friedrich: engenheira eletrônica, psicóloga, psicanalista e co-fundadora do projeto Etc. e tal.

O Tem-pó: “Julieta”, cinema e psicanálise
Yara dos Santos: psicóloga e psicanalista pelo CEP.

Somos índios: atemporais e (re)existentes
Casé Angatu Xukuru Tupinambá: indígena e morador na Aldeia Gwarini Taba Atã – Território Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Historiador, com doutorado pela FAU-USP, mestrado pela PUC-SP e graduado pela UNESP. Professor na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER-UFSB).


[18h] Encerramento e intervenção coletiva


Para se inscrever gratuitamente na jornada, clique aqui.
Para visitar o site do Etcétera e Tal Psicanálise, clique aqui.


10ª JORNADA INTERNACIONAL DE PSICANÁLISE - O TEMPO
25 e 26 de outubro, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Departamento de Jornalismo e Editoração, Auditório Freitas Nobre.

Comentários

Postagens mais visitadas