Palavras e corpos amedrontados

O título deste post é o mesmo que dará nome à fala do psicanalista e professor Arnaldo Dominguez em sua apresentação (o tema é "O medo e sua relação com o inconsciente") na Jornada Internacional O Mal-estar na Cultura: O medo.
 
“É necessário um mínimo de imaginação para se ter medo”
 – Eduardo Viveiros de Castro, “O medo dos outros”. Museu Nacional.

Mais além do falocentrismo do inconsciente descrito por Freud, sofremos da falta fálica ou da ameaça da castração. Razões do medo! Assim, uns desfilam como desejantes e outros/as como desejáveis. Alguns (mas poucos) as conseguem alternar de modo mais democrático, digamos. No geral, o objeto avança sempre mascarado perante o simulacro de parada viril e esse universo é totalitário. A psicanálise é incompatível com os totalitarismos. Masculino e feminino são posições construídas pela estrutura cultural, portanto, da ordem do Imaginário. Homem, mulher, criança são significantes no sistema Simbólico, simulacros. Como tais, representam o sujeito para um outro significante. Ninguém nasce mulher, afirmou Simone de Beauvoir, torna-se. O mesmo vale para os homens, digo eu, e quiçá Adler, ao referir-se ao Protesto Masculino. Entretanto, nesse movimento de tornar-se, apelando ao ideal da mestria, tomados pelo medo da feminilização do mundo (tida como sujeição), os moralismos, racismos, machismos, homofobias, xenofobias etc. se alastram desmesuradamente.

Arnaldo Domínguez é psicanalista, fundador do Etcétera e Tal, Psicanálise & Sociedade, professor e coordenador do curso de formação em psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo. Participará da MESA 02 (no dia 31/08, das 13h30 às 15h). E-mail: dominguez-arnaldo@uol.com.br

Comentários

  1. Is the Dafabet legal in your country? - Legalbet.co.kr
    Yes, you can use your country and your jeetwin legal country without tax. However, there is 샌즈카지노 also a possibility that you can legally place bets 다파벳 at Dafabet.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas