7ª Jornada Internacional de Psicanálise acontece em Itapecerica da Serra (SP) nos dias 15 e 16 de julho

"Palavra” será o tema norteador das palestras que serão parte da programação do encontro promovido pela associação Etcétera e Tal – Psicanálise e Sociedade. As inscrições são gratuitas

“A palavra é o instrumento capaz de materializar aquilo que se passa no universo simbólico de cada indivíduo, portanto, capaz de nos relacionar enquanto seres políticos, racionais, éticos e estéticos. Em suma, seres humanos”, diz Roberta Villa, coordenadora pedagógica no Ensino Infantil da Rede Municipal de São Paulo (SP). Ela será uma das palestrantes convidadas para o encontro, que ocorrerá no Auditório Memorial (Secretaria de Cultura), em Itapecerica da Serra (SP), nos dias 15 e 16 de julho.

Em sua sétima edição, a Jornada Internacional de Psicanálise agrupa pesquisadores e profissionais de diversas áreas de atuação para debaterem, inter e multidisciplinarmente, um tema relevante socialmente e contemporâneo. Este ano, comporão as mesas de debate convidados oriundos da comunicação, da educação, da pedagogia, da história, da economia, da filosofia, das letras, da tradução em libras e da psicanálise. Além dos debates, há momentos de intervenção artística. Nas edições anteriores, foram realizadas conversas sobre a banalidade do mal, o medo, a liberdade, a intolerância, a identidade e a solidão. Você pode conferir toda a programação atualizada (com nomes dos palestrantes, currículos e títulos de suas falas) neste link.

Uma jornada sobre a palavra?
“Porque a palavra é cura, porque é a saída”, diz Adriana Abelhão, jornalista e economista, coordenadora da Biblioteca Popular Itaquaciara – Dona Nélida (Bipi Dona Nélida), uma das apoiadoras do evento. Como testemunha que é dessa cura pela palavra, ela descreve a rotina em meio às crianças: “As palavras que usamos para contar histórias na biblioteca, esses signos que meninos e meninas vão desejar conhecer com certeza, essas palavras-mundo estão todas ali, diante dos cinco sentidos dos pequenos seres humanos que nos visitam todos os dias. Podem ser tocadas, vistas, cheiradas, ouvidas e saboreadas junto à natureza”.

O psicanalista Arnaldo Domínguez de Oliveira, professor do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), também justifica o tema: “As palavras são as roupas que vestem o vazio do ser e da existência. São os suportes nos quais podemos segurar algum sentido que impeça o desamparo de nos fazer desmoronar. Mas também elas podem nos arremessar ao abismo da devastação, sobretudo em tempos cínicos quando o neoliberalismo se imprime nos corpos”. Além de integrante da organização da jornada, ele é um dos fundadores da associação Etcétera e Tal – Psicanálise e Sociedade.

Constituída em 1991, a associação Etcétera e Tal – Psicanálise e Sociedade é uma entidade civil sem fins lucrativos que estuda fatores de exclusão social. Inicialmente, propunha a luta pela livre orientação sexual e pelo engajamento social de pessoas discriminadas, contribuindo e apoiando diversas organizações, além de desenvolver pesquisas e projetos sobre a sexualidade humana. Aos poucos, suas atividades foram se ramificando para distintas áreas da sociedade, como as da educação e da pedagogia, agindo pela prevalência dos Direitos Humanos.

Para se inscrever na jornada gratuitamente, clique aqui: http://goo.gl/forms/55r61RyNU6Mnjplo2.

Serviço
7ª Jornada Internacional de Psicanálise – Palavra
Dias 15 e 16 de julho, no Auditório Memorial (Secretaria de Cultura)
Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, 95 – Centro – Itapecerica da Serra (SP)

Para mais informações, acesse:
 www.facebook.com/etceteraetal.psicanalise

Comentários

Postagens mais visitadas