Programação - Jornada Internacional de Psicanálise 2018: O silêncio


O silêncio é constitutivo de nossa jornada em 2018, irrompendo de nós em muitas abordagens. Não dá pra ficar mudo, não dá pra não dizer nada neste momento. Em novembro, falaremos sobre ele: conversaremos sobre ele, versaremos o silêncio juntos.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – 09/11

Abertura

16h – 16h05

MESA 1: O CALE-SE SOCIAL

16h05 – 17h50

Este cálice: dentre os países da homeostase e os do gozo

Arnaldo Domínguez de Oliveira:
psicanalista e docente do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (CEP).

O silêncio das identidades soropositivas

Francisco Rocha:
psicanalista com formação pelo CEP. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua como médico da família no Sistema Único de Saúde (SUS). Também desenvolve o “Roda (da) Diversidade”, um projeto que promove rodas de conversa sobre psicanálise e vivências LGBTQIA+.

Sociedade civilizada e consensos silenciosos: uma leitura de “O Mal-estar na Civilização”

Maria Alejandra Madi:
doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Filosofia pela Faculdade São Bento (FSB) e formada em Psicanálise pelo CEP. É professora universitária.

Jornalistas que mentem: silêncios, escutas e falas na mídia brasileira
Ricardo Alexino Ferreira: jornalista, professor associado/Livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); membro da Comissão de Direitos Humanos da USP; diretor e apresentador do programa Diversidade em Ciências da Rádio USP-FM.


PERFORMANCE

18h – 18h15

Você me ouve? – Parte I

Leandro de Oliveira Silva:
psicanalista pelo CEP e em formação permanente pela Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaneano (EPFCL). É cofundador e coidealizador do projeto “Roda(da) Diversidade”. É fotógrafo e criador do projeto ConLocaL, no qual desenvolve um processo artístico extensivo à existência de sua drag queen, a Consuelo, fotografando de maneira ativa, provocativa e comentando a cena artística Drag LGBTQIA+, performática e urbana por meio das imagens que produz.

MESA 2: SILENCIOSO OU SILENCIADO?

18h15 – 19h35

Como viver em silêncio apesar do barulho das pulsões?

Cláudia Freire:
psicanalista formada pelo CEP e escritora. Tem dois livros publicados – “Theodoro & Marina” (Editora Zagodoni) e “O baú das piratas poetas” (Franco Editora). No momento, participa da ação comunitária “Escolhendo a vida”, que acontece na região de Osasco com adolescentes que tentaram o suicídio.

O desconcerto do silêncio

Patrícia Cerqueira:
graduada em Jornalismo, é formanda em psicanálise pelo CEP e atua no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).

A importância do silêncio nas relações amorosas

Fernanda de Barros Miranda:
educadora física, terapeuta holística, psicanalista.


PERFORMANCE

19h35 – 19h40

Você me ouve? – Parte II

Leandro de Oliveira Silva:
psicanalista pelo CEP e em formação permanente pela Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaneano (EPFCL). É cofundador e coidealizador do projeto “Roda(da) Diversidade”. É fotógrafo e criador do projeto ConLocaL, no qual desenvolve um processo artístico extensivo à existência de sua drag queen, a Consuelo, fotografando de maneira ativa, provocativa e comentando a cena artística Drag LGBTQIA+, performática e urbana por meio das imagens que produz.

SÁBADO – 10/11

MESA 3: SILÊNCIOS CLÍNICOS
10h – 11h40

O silêncio do paciente

Valéria Yida:
psicanalista, psicóloga do Tribunal de Justiça, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Comunicação e Semiótica também pela PUC-SP.

Quando o analista cala

Silvia Marina de Melo e Paiva:
psicóloga, psicanalista, analista institucional e supervisora clínica. Membro do corpo docente do CEP.

A repetição implicada: uma saída criativa

Dirce Maria Desgualdo:
psicóloga, psicanalista, especialista no atendimento à infância pelo Grupo de Estudos em Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise Infantil (GEPPPI) e pelo Centro de Estudos das Relações Mãe, Bebê e Família (CEPSI-MBF), supervisora clínica, supervisora institucional e coordenadora de grupos de estudos.

O silêncio vive

Yara dos Santos:
psicóloga e psicanalista pelo CEP.

PERFORMANCE

11h40 – 12h

Filha da chuva: silêncio e finitude em música e palavra
Clara Vieira de Freitas: graduanda em Psicologia pela PUC-SP, tem formação em Clínica Fenomenológica Hermenêutica – módulo teórico. Experiência em políticas públicas e em coordenação de grupos. E Pedro H. Mendonça: graduando em Psicologia pela PUC-SP, tem formação teórico-prática em acompanhamento terapêutico. É colaborador do Instituto Dasein. Ator e músico amador com experiência em teatro musical.

MESA 4: SILÊNCIOS DO EXISTIR

13h30 – 14h50

“... e eu fiquei sem palavras!” – Negativas sobre o silêncio

Pedro H. Mendonça:
graduando em Psicologia pela PUC-SP, tem formação teórico-prática em acompanhamento terapêutico. É colaborador do Instituto Dasein. Ator e músico amador com experiência em teatro musical.

Do nada ao nada: reflexões sobre a negatividade, a pulsão de morte e o silêncio na experiência psicanalítica

Victor Bauer:
psicólogo, psicanalista e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu). Defendeu sua dissertação sobre o suicídio em 2014 e, atualmente, atua em consultório particular e como professor universitário.

Entre o paraíso e o inferno: o silêncio que salva é o mesmo que condena – uma leitura da Divina Comédia de Dante Alighieri no contexto contemporâneo

José Cristiano Mansur:
Licenciado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia Antiga e em Teologia Cristã a partir do Judaísmo. Professor de Filosofia em instituições do Ensino Médio. Professor assistente no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Laureate International College. Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (IBFCRL), da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

MESA 5: SILÊNCIO E CULTURA

15h15 – 16h55

Cala boca já morreu: um currículo que não se silencia

Roberta Villa:
pedagoga, cientista social pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestre em literatura brasileira pela USP. Atua como supervisora escolar na rede municipal de São Paulo. Tem desenvolvido pesquisas na área de Antropologia e Educação.

O silêncio dos bugios

Adriana Abelhão:
educadora e coordenadora da Biblioteca Popular Dona Nélida.

Violas e silêncios na poesia popular brasileira

Mari Ananias:
musicista, poeta e mestranda em “Culturas e Identidades Brasileiras” pela USP. Possui formação em Letras (Português e Francês) e, nos últimos anos, tem se dedicado a estudos multidisciplinares, especialmente nas áreas de Literatura Brasileira, Cultura Popular, Literatura de Cordel, História Social e Psicanálise. Em seu trabalho musical, a artista propõe uma viagem poética por diferentes paisagens e sonoridades, com influências do cancioneiro popular, interpretadas pelo canto e ao som de seu violão.Um ano em busca de silêncio na Ásia: como essa experiência transformou minha vida e meu trabalho médico
Anny Karulinny Mesquita Moura:
graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com sanduíche na Universidade da Flórida (EUA). É pós-graduanda em Antroposofia Médica. Atualmente, trabalha em unidades básicas de saúde e hospitais públicos na capital paulista, além de atuar como professora de yoga e massagista.

PERFORMANCE E ENCERRAMENTO

16h55 – 17h15

Pueblo Blanco

Arnaldo Domínguez de Oliveira:
psicanalista e docente do CEP.

Nossa jornada tem o apoio da
Biblioteca Popular Dona Nélida, do Projeto Preservar Itapecerica da Serra e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A jornada acontecerá nos no auditório Freitas Nobre, Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo (SP).

Para fazer sua inscrição gratuitamente, acesse:
bit.ly/jornada2018osilencio.

Para mais informações, acesse:
www.petcetal.blogspot.com.br ou www.facebook.com/etceteraetal.psicanalise

Comentários

Postagens mais visitadas